Comentários

Este separador foi criado em 22 de outubro de 2014

31 de agosto de 2015

Erguem-se muros em volta 
do corpo quando nos damos 
amor semeia a revolta 
que nesse instante calamos...

do inesquecível Adriano Correia de Oliveira

Hungria anuncia conclusão de barreira anti-imigrantes na fronteira com a Sérvia

Muito se tem falado de Muros, neste blogue, depois das comemorações da queda do Muro de Berlim.
O Capitalismo imperialista construiu mais de 8 mil quilómetros de muros e tem em construção mais de 10.000.
Depois da queda do Muro de Berlim o assalto imperialista das forças da exploração "tomaram o freio nos dentes". 


8 de dezembro de 2014

O Muro das Desigualdades

As cada vez maiores Desigualdades, é o mais ignóbil Muro da vergonha desta sociedade. Muro que impõe a maior das violências.

Os Muros continuam

Para além dos 7.500 quilómetros já construídos, estão em perspectiva mais 10.000 entre os quais o que o presidente ucraniano Poroshenko pretende ao longo da fronteira com a Rússia

Ainda o Muro de Berlim e os Muros do mundo.

18 mil quilómetros de muros

Depois do que escrevi no poste do dia 11, volto a falar de muros.  

Hoje existem mais de 7,5 mil quilómetros de muros construídos pelo capitalismo para isolar países e povos. Muros físicos, bem sólidos, que fazem parte da política de exploração e subjugação de países e populações, à estratégia imperialista. Estão projetados e em construção mais de 10 mil quilómetros de outros muros todos construídos pelo capitalismo e nomeadamente pelos EUA, como o que acontece para isolar o México. Só esse tem 3.000 quilómetros.


1 de agosto de 2015

E os submarinos? Estão esquecidos?

Os portugueses gastam acima das possibilidades. Lembram-se?

Os submarinos comprados por Portas já levaram ao país mais de mil milhões de euros.
O submarino Arpão está em reparação de custo superior a 6 milhões de euros.
O contrato feito que previa investimentos da Alemanha em Portugal, está por cumprir.
Tal como os submarinos foram feitos outros negócios outros negócios obscuros para a compra de aeronaves EH-101, P-3 Orion, C-295, F-16, torpedos e blindados Pandur II.


12 de novembro de 2014

Recorde Mundial de presos e prisões 

Todos os dias me chegam da Argenpress informações das notícias mais censuradas no Mundo. Sobre isto tenho escrito alguns comentários, a propósito de algumas que me parecem mais relevantes. (ver aqui). Como já disse, as grandes cadeias de difusão de informações estão nas mãos de meia dúzia de grupos económicos de grande dimensão. Não estranhemos, pois, que as notícias difundidas tenham uma marca da ideologia capitalista dominante.

Desta vez, no separador “Comentários” faço uma síntese das informações transmitidas pela Argenpress acerca de uma notícia que não é difundida pelos orgãos de comunicação. 

A notícia censurada é o recorde mundial de presos nos Estados Unidos da América. Números que impressionam tanto pelos seus valores absolutos quer em relação à população desse país ou de cada Estado.

Penas perpétuas

Citando: “O número de presos que cumprem penas de prisão perpétua em prisões estaduais e federais nos Estados Unidos atingiu um novo recorde de 160 mil presos, em 2012 [1]”. Um aumento de 22,2% desde 2008.

Diz ainda o artigo “Surpreendentemente, os resultados do estudo emergem quando valores promovidos pelo governo federal indicam uma redução do total da população prisional em prisões estaduais e federais, de 1.620.000 em 2009 para 1.570.000 em 2012”.

A Argempress apoia a informação em Ashley Nellis, analista e pesquisador no Projeto Juízo, que explica que o aumento de prisioneiros condenados à prisão perpétua se encaixa na postura política que criou o o slogan "bater duro no crime."

O estado da Califórnia assume a liderança do número de condenados à prisão perpétua, (40.362), seguido pela Flórida (12.549) e Nova York (10.245), Texas (9031), Georgia (7938), Ohio (6075), Washington (5137), Pensilvânia (5104) e Louisiana (4657).

Como Ed Pilkington escreveu no Guardian, o estudo da ACLU documenta "milhares de vidas arruinadas e famílias destruídas" por esta prática. Entre esses presos é Timothy Jackson, 53 anos, que foi capturado em 1996, quando ele roubou um casaco em uma loja de departamentos em Nova Orleans.

O estudo mostra que os EUA estão praticamente sozinhos na sua política de condenar a prisão perpétua infratores não-violentos. As penas de prisão perpétua sem liberdade condicional para crimes não violentos são considerados uma violação dos direitos humanos por um parecer do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Outras penas

Hoje, são 2,3 milhões de pessoas encarceradas no EUA. 
Aproveito para comentar o que não é dito no artigo da Argempress e que deveria também caracterizar as prisões nos EUA. Os tratamentos a que são submetidos os presos são degradantes, desumanos e contrários aos Direitos Humanos.
Não me refiro apenas ao que se passa com os presos políticos e nos acusados sem provas de terrorismo ou de atentarem contra a segurança do Estado. Em todo o mundo soaram protestos contra muitos desses atentados a pessoas que foram acusadas injustamente.

Argempress cita testemunhos de muitas autoridades na matéria que condenam esta política.

Para aceder ao artigo completo clique aqui.



7 de novembro de 2014

No Brasil a Imprensa é o mais poderoso partido da oposição

Como já foi referido neste blog, durante a campanha eleitoral, nas vésperas das eleições e depois destas, Dilma tem sido alvo de campanhas movidas pela direita mais reacionária através dos orgãos de comunicação comandados pelos grandes grupos economicos e pelo imperialismo dos Estados Unidos.
Já há quem diga que a Imprensa é o principal partido da oposição.


5 de novembro de 2014

Ainda os licenciados a mais ou o regresso à política do antigamente:
Filhos de trabalhadores são para trabalhar e não para estudar.
Filhos de Doutores são para continuar a carreira dos pais.



28 de outubro de 2014

Porque é que as cidades têm falta de estacionamentos?

Porque as Câmaras aprovam os projectos de construção e urbanização não cumprindo as regras de defesa dos cidadão. Cedem a interesses particulares de especuladores imobiliários. Por um lado os números de lugares de estacionamento para as áreas construídas autorizadas é insuficiente, por outro as câmaras usam e abusam do critério de aceitar dinheiro em troca de lugares de estacionamento que não existem.



Sem comentários:

Enviar um comentário