2 de abril de 2012

Um exemplo aqui tão perto

Vale a pena lutar
  
Uma experiência que evidencia as possibilidades do Socialismo verdadeiro, para uma sociedade Comunista

Há que ter em conta que é uma experiência que está fortemente condicionada às leis do país, leis que estão feitas para uma sociedade capitalista.

Vislumbram-se nas palavras das pessoas um rompimento com os preconceitos retrógrados e egoístas, uma forma sã de ver o futuro e a vida colectiva.  

Imaginemos o que poderia ser feito se não tivessem esses espartilhos e a necessidade de terem que se relacionar e se submeter aos mercados dominados pelos grandes capitalistas.

É também interessante analisar os perfis e argumentação dos "socialistas sociais democratas" e saudosistas do tempo dos latifundiários.

Parabéns aos jornalistas e à SIC que por vezes conseguem romper o cerco da "censura" e divulgar políticas alternativas da gestão e participação de trabalhadores e populações.

7 comentários:

  1. Visto assim parece tudo fácil e como seria possível estender Marinaleda a todo o país e a nós que somos muito menos; mas como fazer chegar estes principios a pessoas que sendo pobres(muitas delas pobres no verdadeiro sentido do termo),mas com a pretensa ilusão de ser ricos,esta é realmente a questão.

    ResponderEliminar
  2. Jorge Humberto Hilário Santos2 de abril de 2012 às 19:01

    Assim poderia ter sido em Portugal, com a Reforma Agrária! Uma das mais belas conquistas de Abril! A contra-revolução encetada pelas forças reacionárias, Partidos de Direita e PS, tudo fizeram para a destruir e entregar aos latifundiários (absentistas), deixando Portugal mais dependente e menos soberano no que toca aosProdutos alimentares. Está á nossa vista hoje o resultado dessa politica!

    ResponderEliminar
  3. afinal,ha 1 alternativa credivel ao sistema capitalista,é só quando o nosso povovo querer e acabar com os preconceitos.

    viva o socialismo
    viva o comunismo

    ResponderEliminar
  4. «Parabéns aos jornalistas e à SIC que por vezes conseguem romper o cerco da "censura" e divulgar políticas alternativas da gestão e participação de trabalhadores e populações».

    Parabéns desta vez e de todas as outras que "aqui" se têm invocado artigos, reportagens, entrevistas, vídeos. etc. para sustentar as ideias em análise.

    Parabéns à SIC e aos jornalistas dos outros OCS, que num pluralismo saudável e democrático, apresentam as suas opiniões, sem medo da repressão censória que por esse mundo ainda persiste residualmente.

    Persiste e se serve dessa liberdade, grande conquista de Abril, para na calada da "noite escura" a poder eliminar oficial e constitucionalmente.

    Viva o 25 de Abril, que nos devolveu os direitos de opinião e de expressão. Os direitos de reunião e de manifestação. Os direitos de reivindicar e fazer greve, hipocritamente utilizados para os eliminar e reprimir.

    Viva a Liberdade

    Artículo 62º de la CONSTITUCIÓN DE LA REPUBLICA DE CUBA

    Ninguna de las libertades reconocidas a los ciudadanos puede ser ejercida contra lo establecido en la Constitución y las leyes, ni contra la existencia y fines del Estado socialista, ni contra la decisión del pueblo cubano de construir el socialismo y el comunismo. La infracción de este principio es punible.

    (diz o povo na sua sabedoria popular: “Quem dá e tira vai para o inferno”)

    ResponderEliminar
  5. Nesta experiência, apesar de ser muito limitada a um município, o que me parece mais de destacar é a consciência das pessoas que conseguiram vencer os preconceitos egoístas e retrógrados para encarar a vida comunitária, colectiva, como um avanço e uma inter-ajuda benéfica para todos. Dizem:
    - Esta terra é de todos os que a trabalham.
    - Há 30 anos era só de um que dava trabalho apenas a 4 pessoas que apenas produziam trigo e girassol.
    - Apesar de terem oliveiras nem as tratavam e não deixavam colher as azeitonas que se estragavam.
    Diz um cartaz pintado à mão:
    - O Sindicato és tu. Defendendo-o, defendes-te!
    Fizeram greve da fome, lutaram várias vezes durante mais de dois meses seguidos, eram repelidos pela Guarda Civil, mas voltavam. Passaram muita fome pois não tinham trabalho.
    Conseguiram fazer a Reforma Agrária e defendê-la até hoje. A Terra é de quem a trabalha.
    O Presidente da Câmara, o Alcaide, conduziu os munícipes durante 12 anos de lutas, enfrentando as prisões, a Guardia Civil, os tribunais e acabaram todos por vencer.
    Em 1991 conseguiram as terras para trabalhar, terras que passaram a produzir e a que chamaram Terra da Utopia.
    Conseguiram trabalho para todos e para muitos que vêm de fora. Cada um ganha 47 euros por dia.
    Diz um trabalhador:
    - Aqui senti-mo-nos seguros, pois tudo é dividido por todos. Quando há menos trabalho cada casal trabalha à vez para que nunca lhes falte ordenado. Ganham sempre entre 800 a 1000 euros por mês.
    - Se nalgum mês há menos trabalho, garantem que pelo menos um membro de cada família tenha trabalho.
    Não precisam de Polícia.
    Todos trabalham na construção das suas casas que pagam por 15 euros por mês.
    A creche custa 12 euros por mês.
    As pessoas para além do que cultivam nas suas terras cultivam valores humanos, de igualdade, de fraternidade, de solidariedade, de paz, valores do Socialismo, pela educação e cultura.
    Tudo é decidido por todos em assembleias da população.
    Assim todos prendem e assumem a responsabilidade com os erros e todos estão solidários com as decisões.
    Marinaleda é um oásis num país que sofre com mais de 20% de desemprego.

    ResponderEliminar
  6. Excelente partilha, um verdadeiro exemplo de que é possível "tornar o sonho em vida" (sic, Álvaro Cunhal), cuja meta só pode ser alcançada através da unidade, da solidariedade e da Luta!
    Um enorme e fraterno abraço amigo, e VIVA O SOCIALISMO, VIVA O COMUNISMO!!!

    ResponderEliminar