26 de março de 2012

Efeméride - Clara Zetkin


Congresso Internacional de Mulheres contra a Guerra

Clara Zetkin, em 26 de março de 1915, organiza em Berna, na Suiça, ousadamente, em plena guerra, um congresso internacional de mulheres contra a guerra. É presa e excluída do seu posto dirigente no SPD.


Rompe com a social-democracia e ingressa na ala esquerda do Partido Social-democrata Independente alinhado-se com os espartaquistas que virão a formar o Partido Comunista Alemão em 1919, no qual ingressa após a fundação.


Amiga de Lenin, sobre o qual escreveu o famoso livro Recordações de Lenin , torna-se um dos principais dirigentes comunistas internacionais. 
Após a vitória de Hitler, refugia-se na Rússia, onde morre pouco depois, em 20 de junho de 1933.

1 comentário:

  1. A propósito de efemérides… outro amigo de LENIN

    A 27 DE MARÇO DE 1958 - NIKITA KHRUSHCHEV torna-se primeiro-ministro da UNIÃO SOVIÉTICA;
    Nasceu em 1894 (tinha Clara Zetkin 37 anos), foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) entre 1953 e 1964 e líder político do mundo comunista até ser afastado do poder pela sua perspectiva reformista e substituído na direção da URSS pelo político conservador LEONID BREJNEV (que representou o retorno do poder stalinista).

    Na sua adolescência e juventude, trabalhou em fábricas e minas e após a revolução Bolchevique de 1917 integrou-se no Exército Vermelho, tornando-se membro do Partido Comunista em 1918.
    Nos anos 30, Khrushchov foi transferido para Moscovo, continuando a exercer funções de comando na burocracia governamental soviética e em 1939 entrou para o Politburo, o órgão máximo do Partido Comunista da URSS.

    Com a morte de JOSEF STALIN em 1953, Khrushchov chegou ao poder como líder do PCUS, vencendo uma sangrenta disputa interna com políticos poderosos da era stalinista.
    Khrushchov iniciou uma série de reformas no país, dando prioridade à produção de bens de consumo para a população sobre a prioridade no desenvolvimento da indústria pesada.

    Em 23 de fevereiro de 1956, durante o XX Congresso do PCUS, Khrushchov chocaria a nação e o mundo ao fazer seu famoso “DISCURSO SECRETO”, no qual acusava Josef Stalin do crime de GENOCÍDIO durante os GRANDES EXPURGOS realizados nos anos 1930 na URSS e denunciava o CULTO DA PERSONALIDADE deste líder soviético.

    Khrushchov ficou conhecido no período da Guerra Fria pelas suas atitudes anti- convencionais e grosseiras, famoso por interromper oradores de outros países em eventos internacionais para insultá-los e pelas suas atitudes insólitas como tirar os sapatos e batê-los na mesa de discussões durante sessões do Conselho de Segurança da ONU; ou brandir uma bota na cara do líder chinês MAO TSÉ TUNG ou ainda fazer comentários xenófobos e racistas sobre o povo búlgaro e ao próprio primeiro- ministro da Bulgária.

    Em 1959 foi-lhe atribuído o PRÉMIO LENIN DA PAZ.

    Conjuntamente com erros estratégicos, tanto na condução da economia agrícola soviética, como na derrota política sofrida frente aos EUA na CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA (1962), seu comportamento e suas atitudes humilhavam seus companheiros do Politburo e acabaram por causar a sua queda.
    Em 14 de outubro de 1964, Khrushchov foi apeado do poder na URSS.

    Passou os restantes sete anos de sua vida em PRISÃO DOMICILIAR, até morrer em Moscou a 11 de setembro de 1971.

    ResponderEliminar